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Por que incorporar o tráfego orgânico à estratégia de marketing?
Por que incorporar o tráfego orgânico à estratégia de marketing?
16 fevereiro 2023 /

O tráfego orgânico é a melhor forma de gerar resultados escaláveis e duradouros. E, nesse processo, há impactos positivos no aumento da visibilidade da marca, no fortalecimento da reputação e consolidação da autoridade em um tópico.

O tráfego orgânico é um ótimo ponto para personalizar a experiência do usuário e torná-los mais propensos a se converterem em um cliente fiel – além de ser a forma mais efetiva para gerar leads qualificados.

Se você tem uma estratégia de marketing que não está gerando os resultados desejados e quer mudar o jogo, continue a leitura e descubra como você pode otimizar os custos da empresa e melhorar os resultados com o tráfego orgânico.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico são as visitas de origem natural que um site recebe, sem necessariamente gastar dinheiro com anúncios para obtê-las. Seu potencial é tão grande que é visto como a chave para o sucesso de qualquer site e estratégia de marketing.

O tráfego orgânico é potencializado a partir da aplicação de técnicas de SEO (otimização para motores de busca), que ajudam a melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa. Também pode ser obtido através de outras fontes, tais como postagens em mídias sociais com links para o site, campanhas de e-mail marketing, links em sites parceiros e conteúdo em blogs próprios e de terceiros.

O tráfego orgânico é essencial para qualquer estratégia de marketing digital, pois permite que as empresas criem relacionamentos de longo prazo com seus clientes e mantenham um alto nível de presença online. Além disso, o tráfego orgânico é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e fidelização do cliente, pois ele é obtido a partir de fontes naturais, onde o parâmetro principal é definido pelo público.

Vantagens de investir em tráfego orgânico

O tráfego orgânico tem como suas duas principais bases o conteúdo e o SEO, ambos com um potencial enorme de gerar crescimento para todo tipo de negócio, desde que sejam utilizados de forma estratégica. E entre as vantagens de investir em tráfego orgânico estão:

Escalabilidade

Enquanto anúncios pagos só geram tráfego com verba para mantê-los ativos, o tráfego orgânico é gerado a partir das necessidades do público: isso significa que, enquanto o público precisar de informações sobre um determinado assunto, realizará pesquisas que irão direcionar tráfego para as páginas dos sites que abordem o tópico.

Nesse sentido, quanto maior for o tráfego orgânico atraído para o site, menor serão os custos, o que permitirá uma escala muito maior de resultados.

Relevância

Os resultados que aparecem na primeira página recebem muito mais cliques do que os listados nas demais. Segundo pesquisa da Hubspot, 75% das pessoas não passam da primeira página do Google durante uma busca. Já o estudo da Zenit Limit mostrou que 67.6% dos cliques se concentram nos primeiros cinco resultados da busca orgânica.

Veja que, mesmo os primeiros resultados sendo de anúncios, o público confia mais nos orgânicos, considerando os conteúdos mais relevantes e confiáveis.

Leads qualificados

O tráfego orgânico traz leads mais qualificados do que o tráfego pago. Isso significa que você terá visitantes mais interessados na sua empresa e em adquirir seu produto ou serviço.

Custo-benefício

O tráfego orgânico pode gerar resultados por longos anos, enquanto o conteúdo estiver disponível no site, independentemente da criação de anúncios para atrair cliques. Investir em tráfego orgânico ajuda a reduzir os custos de marketing e aumentar a margem de lucro.

Como começar a investir em tráfego orgânico

Comece criando conteúdo de qualidade e relevante que realmente ajude a responder uma dúvida ou solucionar uma dor. Essa é a chave para o sucesso de qualquer estratégia de tráfego orgânico. Desenvolver conteúdo que atenda às necessidades e interesses do seu público-alvo levará as pessoas certas ao site.

Otimizar o conteúdo e o site para atender a necessidade do público fará com que a experiência do usuário seja melhor. Como resultado, o Google (principal mecanismo de pesquisa do mundo) entenderá que recomendar aquela página específica como uma resposta a uma dúvida é coerente com a intenção de busca compartilhada no buscador. 

Depois de ter conteúdo de qualidade, o próximo passo é promovê-lo. Promova seu conteúdo nas mídias sociais, direcione tráfego de outros sites para o seu e explore o link building. Estas são ótimas maneiras de obter tráfego orgânico e resultados.

Finalmente, medir e analisar o tráfego é essencial para entender o que está funcionando e o que não está. Use ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console e SEMrush para obter insights sobre o tráfego do site e tomar decisões sobre o que otimizar para o tráfego orgânico crescer ainda mais.

5 ações para gerar resultados com tráfego orgânico

Crie um plano de marketing de conteúdo

Um plano de marketing de conteúdo bem definido é a base para toda estratégia de tráfego orgânico. O plano deve incluir metas específicas, plataformas de mídia social, formatos de conteúdo, palavras-chave, tópicos e segmentos de público-alvo.

Estabeleça metas de tráfego

Uma vez que você sabe qual conteúdo deseja publicar e as plataformas que pretende usar, é hora de definir metas realistas para o tráfego. Elas devem ser baseadas em dados históricos, tendências de tráfego, alcance de plataformas de mídia social, algoritmos de mecanismos de pesquisa e outras variáveis que se encaixem com a estratégia geral e o plano de marketing.

Crie conteúdo de qualidade

Os mecanismos de pesquisa e plataformas de mídia social priorizam conteúdos relevantes, úteis e únicos, por isso é importante criar conteúdo de qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo.

Promova a sua marca

Para aumentar o tráfego orgânico, você precisa promover a sua marca e conteúdo em todas as plataformas possíveis, incluindo mídias sociais, mecanismos de pesquisa, anúncios, publicações convidadas, parcerias e outras formas que você considerar relevantes.

Analise os resultados

É indispensável acompanhar os resultados e o desempenho das suas estratégias de tráfego orgânico para entender o que está funcionando e o que não está, podendo ajustar a estratégia no menor tempo possível.

Como uma agência de marketing pode ajudar com tráfego orgânico


A expertise de uma agência de marketing em estratégia, planejamento e criação de conteúdo contribui muito para o aumento do tráfego orgânico. Saber como implementar as técnicas de SEO on-page e off-page, otimizar o conteúdo para torná-lo mais atraente e útil para o público, elaborar e implementar estratégias de link building e analisar os dados sobre o tráfego orgânico são algumas das ações relevantes para o tráfego orgânico e que uma boa agência pode realizar.

Os resultados com tráfego orgânico não são instantâneos e vêm com o tempo; por isso, é necessário ter consistência e realizar o monitoramento constante das ações e dos resultados obtidos, para que ajustes sejam feitos no menor tempo possível.

Fazer tudo isso sozinho ou com uma equipe limitada é um grande desafio, e nós da Divera estamos prontos para ajudar o seu negócio a aumentar o tráfego orgânico.

Temos uma equipe especializada e capaz de realizar tudo o que for necessário para que seu site alcance as melhores posições nos mecanismos de busca e gere os resultados esperados em reconhecimento de marca e vendas.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer organicamente.

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