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Como escolher a melhor agência de marketing digital?
Como escolher a melhor agência de marketing digital?
18 novembro 2022 /

A competitividade do ambiente online está cada vez maior e mais acirrada, o que requer expertise para criar boas estratégias. Com isso, a escolha da melhor agência de marketing digital pode fazer total diferença nos resultados de uma empresa. 

Como nem sempre há uma equipe interna preparada e disponível para as atividades diárias, a terceirização pode ser uma boa alternativa. Além de evitar a sobrecarga de trabalho, é a melhor forma de definir, conduzir e acompanhar o planejamento.

Neste post você vai entender o que faz uma agência de marketing digital e quais são as suas principais responsabilidades. Continue lendo e veja o que avaliar para contratar a melhor opção do mercado!

O que faz uma agência de marketing digital?

O marketing digital é uma extensão do modelo tradicional, que concentra as estratégias no ambiente online. Com isso, o trabalho de uma agência é promover uma marca, seus produtos e serviços nos canais digitais mais expressivos. 

A partir de um plano bem definido, a ideia é divulgar e gerar interação com o público-alvo, captando leads por meio de conteúdo relevante. O avanço do lead até chegar ao status de cliente depende e muito da eficiência e desempenho da agência por trás das estratégias.

Quais são as principais responsabilidades desse tipo de agência?

O papel da agência de marketing digital abrange uma gama de responsabilidades e atribuições dentro do escopo de trabalho:

  • planejar as estratégias – coleta e análise de informações sobre o negócio, a concorrência e o mercado para embasar as estratégias e decisões;

  • produzir conteúdo –  criação de diferentes conteúdos relevantes para otimização e fortalecimento das estratégias digitais;

  • gerenciar os canais online – gestão das campanhas e anúncios realizados por meio das redes sociais, e-mail marketing ou estratégias de inbound;

  • criar anúncios – definição de objetivos para os anúncios como links patrocinados e social ads são meios eficazes de gerar, nutrir e converter leads;

  • criar o design da marca –  desenvolvimento de layout para posts, blog e sites;

  • desenvolver sites – sites, blogs, landing pages, aplicativos mobile, softwares, programas específicos;

  • mensurar resultados – análise de resultado das estratégias implementadas com o intuito de correção, aprimoramento e melhorias contínuas;

  • utilizar ferramentas estrategicamente – CRM, gestão de mídias sociais, automação de marketing, pesquisa de concorrência e envio automático de e-mail marketing são alguns dos recursos usados por uma agência de marketing. 

As funções de uma agência de marketing digital estabelecem um conjunto de atividades e não apenas um foco específico. Uma agência de qualidade vai abranger o que há de mais moderno e atualizado no mercado para agregar valor e alcançar os resultados propostos.

O que considerar ao contratar uma agência de marketing digital?

Antes É importante levar em conta alguns fatores essenciais antes de contratar uma agência de marketing digital. Mais do que as responsabilidades mencionadas, é preciso avaliar importantes características que fazem da agência a melhor opção do mercado. Acompanhe!

Atendimento

Saiba qual é a capacidade de atendimento e entrega da agência que você estuda contratar para conduzir suas estratégias de marketing digital. A disponibilidade da equipe em acompanhar cada fase do planejamento impacta os resultados, seja para retorno do investimento ou aumento das vendas.

Atuação no mercado

Não assine um contrato sem antes conhecer a atuação da agência no mercado – desde as práticas que envolvem sua própria marca até o modo como lidam com a imagem dos clientes –: a conduta das estratégias diz muito sobre como a agência se posiciona diante dos desafios do ambiente online e gestão de marcas.

Referências

Solicite um portfólio com os principais clientes e resumo das conquistas à frente do planejamento de marketing digital. Entre em contato para confirmar resultados e saber se os objetivos foram alcançados conforme as expectativas. 

Ter boas referências ajuda na hora de tomar decisões, especialmente se você tiver dúvidas sobre a escolha da melhor agência de marketing digital. Ir além da autopromoção permite aprofundar aspectos importantes, como prazo de entrega, suporte, acompanhamento e resultados.

Tempo de mercado

É fato que o tempo em que uma agência atua no mercado potencializa sua experiência de marketing digital. Embora esse não seja um ponto decisivo de escolha, colabora para a análise macro, onde se deve levar em conta os profissionais envolvidos, seu conhecimento e vivência nas estratégias de web.

Canais de comunicação

Quais são os canais de comunicação usados pela própria agência para se autopromover? Avalie como a agência se apresenta e “vende” seus produtos e serviços, o que serve de base para entender como será o desenvolvimento do planejamento de marketing da sua empresa.

Credibilidade

Avaliar a reputação da agência é proteger seu orçamento para não investir em uma empresa que não leva a sério o trabalho realizado. Evite transtornos e perda de tempo ou dinheiro, contratando uma agência sem o compromisso e a credibilidade necessários. 

Leve em conta as parcerias, as premiações e notícias veiculadas sobre os ganhos dos clientes a partir do desempenho da agência. Fontes como o Google, Reclame Aqui e até mesmo Receita Federal podem atestar a idoneidade de uma agência que se apresenta como séria e comprometida.

Cases de sucesso

Uma das formas mais eficientes de identificar a melhor agência de marketing digital é conferir seus cases de sucesso. Mais do que uma referência, é a comprovação de conquista e superação dos resultados projetados. 

Se nos canais de comunicação da agência você não encontrar referências de cases, entre em contato e solicite uma amostra de trabalhos anteriores. Apesar de não gerar um material de divulgação, essas empresas podem atestar ou não a veracidade das informações constantes na proposta. 

Garantir a presença digital dos sonhos está diretamente ligado à execução de um planejamento estratégico e personalizado de marketing. A escolha da agência certa encurta o prazo entre o objetivo e os resultados, trazendo um retorno satisfatório mais rápido. 

Na Divera você encontra todos esse diferenciais, pois há mais de 14 anos nos dedicamos ao desenvolvimento de sites e estratégias de marketing digital. Nosso trabalho é pautado na seriedade e compromisso com o desejo das marcas de se consolidarem no mercado online. 

Acreditamos que a melhor agência de marketing digital deve ter condições de oferecer serviços amplos para atender ao objetivo principal que é a promoção das marcas. Na Divera você encontra mais do que um parceiro, um verdadeiro aliado no desafio de tornar sua empresa uma referência da área. 

Se você gostou deste post e deseja alavancar as estratégias de marketing digital da sua empresa entre agora mesmo no nosso site para conhecer o portfólio Divera e todos os serviços que podem agregar valor ao seu planejamento!

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