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Plataforma de automação de marketing: o que é e quais as vantagens?
Plataforma de automação de marketing: o que é e quais as vantagens?
08 julho 2022 /

A utilização de plataformas de automação de marketing já é algo indispensável no dia a dia dos profissionais, e não é à toa. Essas ferramentas são poderosas e entregam diversos benefícios na realização de tarefas dentro de uma agência, além de melhorar os resultados para os clientes finais.

A internet é um grande oceano de possibilidades, mas é preciso avaliar quais peixes você vai pescar. Por isso, a automação é essencial para identificar as melhores oportunidades de negócio, melhorar o relacionamento entre sua marca e o público, entre muitas outras vantagens. 

Sendo assim, venha descobrir quais são os benefícios de usar uma plataforma de automação de marketing!

Organização das tarefas

É comum que a automação de marketing seja vista apenas como uma ferramenta para fazer disparos de e-mail marketing. No entanto, essas plataformas são muito mais que isso. 

Um software de automação é capaz de fazer o gerenciamento de tarefas e auxilia na geração de leads. Dessa forma, é possível criar campanhas e ações dividindo-as entre os estágios do funil, segmentação de leads e outras atividades.

Além disso, também, são inseridas tarefas integradas com site, blog, landing page, redes sociais e outros canais. Ou seja, toda a sua estratégia de marketing pode ser organizada na mesma plataforma e as suas ações podem ser automatizadas. 

Otimização de tempo

Quanto maior a quantidade de leads, mais trabalho a equipe tem, certo? Bem, não necessariamente. O número de leads não influencia tão diretamente quando você conta com uma ferramenta de automação, afinal o software ajuda na otimização de várias tarefas e faz com que o time otimize o tempo disponível.

Portanto, essa otimização tem reflexos na eficiência de tarefas e diminuição do tempo de jornada dos clientes. O gerenciamento de contatos através da ferramenta promove ações mais assertivas e economiza o tempo da sua equipe.

Aumento da produtividade

Como resultado da otimização de tarefas, os profissionais conseguem ter maior produtividade em atividades que sejam realmente importantes. Imagine se o time precisasse monitorar as ações de cada um dos leads, o tempo que levaria para criar estratégias específicas para um deles.

Já com uma plataforma de automação de marketing isso não é necessário, pois basta programar a ferramenta e as ações que devem ser realizadas. Desse modo, há um aumento de produtividade e a equipe pode focar seus esforços em trabalhos mais expressivos.  

Menores chances de erros

Atividades repetitivas são um prato cheio para que aconteçam erros — e algumas falhas, por menores que sejam, podem desencadear uma série de eventos prejudiciais na sua estratégia.

Por outro lado, as máquinas são programadas justamente para realizar as mesmas tarefas, repetidas vezes. Assim, diferente do que acontece com os humanos, o software de automação diminui drasticamente as chances de erros

A máquina, por exemplo, é capaz de identificar se o lead está evoluindo no funil de acordo com o comportamento e as ações tomadas. Enquanto isso, uma pessoa poderia não notar e deixar passar oportunidades importantes. Portanto, a possibilidade de erros e falhas é muito menor quando são usadas ferramentas de automação.

Redução de trabalhos manuais

Como a plataforma faz tarefas repetidas, a automação é uma mão na roda para que a equipe não precise realizar muitos trabalhos manuais. Afinal, basta programar e ajustar a ferramenta conforme as ações de cada lead.

Por exemplo, se o lead visita determinadas páginas no blog ou no site, você pode deixar um e-mail programado para ser disparado de acordo com esse comportamento do usuário. Essa personalização seria muito mais difícil se fosse feita manualmente, não acha?

Nesse sentido, as equipes de marketing e vendas podem acompanhar os leads em cada estágio do funil, mas sem precisar fazer todas as ações uma por uma. Como resultado, eles podem focar em tarefas produtivas e criativas. 

Diminuição do ciclo de vendas

Reduzir o tempo do ciclo de vendas significa economia para o seu negócio. Isso é possível com a nutrição adequada de leads para que eles sejam educados e cheguem ao fundo do funil mais preparados e maduros para a abordagem de vendas. 

A qualificação de leads é essencial, e uma boa ferramenta de automação auxilia a separar as melhores oportunidades (leads com propensão a comprar). O ciclo de vendas começa no primeiro contato e dura até o fechamento da venda. Logo, o custo é mais baixo se esse período é mais curto.

Escalabilidade no negócio

Escalar o negócio é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Contudo, os clientes são peças fundamentais nesse contexto, e a automação serve para aumentar as vendas sem precisar elevar o custo de aquisição.

Investir em uma plataforma de automação de marketing otimiza processos e você consegue gerar e gerenciar mais leads. A escalabilidade se torna natural a partir do momento que suas equipes começam a trabalhar na aquisição, nutrição e conversão dos leads. 

Integração de marketing e vendas

Em algum momento você já deve ter escutado algo sobre possíveis problemas entre as equipes de marketing e vendas. O time de vendas diz que os leads não estão qualificados e prontos para abordagem, enquanto os profissionais de marketing afirmam que é a equipe de vendas que não consegue fechar negócio.

Nesse contexto, quem sai perdendo é a sua empresa. Todavia, os dois times precisam estar bem alinhados para saber o momento exato de passar o bastão e conseguir fechar as vendas. Na automação de marketing isso é mais fácil devido a integração da plataforma, em que as equipes conseguem acompanhar todas as etapas e percebem quando é hora de abordar o lead. 

Satisfação e fidelização de clientes

O relacionamento com o cliente não termina após a venda. Depois da finalização da compra entra a parte de retenção e fidelização daquele cliente — e nisso a automação também ajuda. Nesse estágio é necessário entender a satisfação do consumidor e entregar ainda mais valor para que ele volte a comprar.

Isso pode ser feito com um fluxo pós-venda por meio de conteúdos em disparos de e-mail. Assim, você continua a entrega de valor e aumenta a satisfação de seus clientes, incentivando novas compras e fidelizando o público. 

Outro ponto importante é saber escolher uma plataforma de automação de marketing. Sendo assim, analise as funcionalidades da ferramenta, o suporte oferecido e as integrações disponíveis. Dessa maneira, você consegue encontrar um software adequado às suas necessidades.

Se você tem interesse em compreender mais sobre esse tipo de ferramenta e suas vantagens, entre em contato com a gente!



Artigo por: Mayara Mira 

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