Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mensagem automática no WhatsApp: Passo a passo de como configurar
Mensagem automática no WhatsApp: Passo a passo de como configurar
05 outubro 2022 /

Os chatbots já são aliados de muitas empresas. No entanto, eles são mais usados para otimizar o atendimento ao cliente. Por outro lado, é possível configurar uma mensagem automática no WhatsApp que é enviada para quando um cliente tenta se comunicar com você pelo aplicativo.

As “respostas rápidas”, recurso disponível no WhatsApp,  são bastante interessantes para não deixar seus clientes esperando. Sendo assim, é uma ferramenta capaz de ajudar na satisfação dos usuários, uma vez que eles receberão uma mensagem explicativa sobre as próximas etapas do atendimento.

Siga a leitura para entender a função desse recurso e como configurá-lo no WhatsApp do seu negócio.

O que é e quando utilizar mensagem automática no Whatsapp?

A resposta automática no WhatsApp nada mais é do que mensagens que foram pré-definidas para serem enviadas quando alguém tenta contatar o dono da conta do aplicativo. 

Essa mensagem pode ser curta ou mais elaborada, tudo depende do aviso que você quer deixar para seus clientes. O conteúdo pode ser sobre o horário de funcionamento do estabelecimento, uma saudação de boas-vindas, indicações de próximos passos do atendimento ou qualquer outro recado que você queira deixar.

Assim, quando o cliente envia algo para iniciar uma conversa com a sua empresa, imediatamente ele já recebe uma mensagem com o aviso deixado como resposta automática. Essa funcionalidade ajuda bastante e facilita o dia a dia, pois não deixa seus clientes esperando. 

Em momentos de alta movimentação em que você já tem vários atendimentos simultâneos, a mensagem automática no WhatsApp é uma alternativa para pedir que o cliente aguarde mais alguns minutos. Dessa maneira, a sua marca consegue proporcionar experiências mais positivas para o público. 

Outro aspecto relevante para usar respostas rápidas é que isso mostra a profissionalização da sua empresa. Ou seja, a mensagem automática aumenta a credibilidade do seu negócio e passa mais seriedade no atendimento, mostrando que atender e resolver o problema do cliente é importante para sua marca. 

Por que você deve utilizar mensagens rápidas no WhatsApp?

A transformação digital fez com que tudo ficasse mais acelerado. Portanto, as pessoas já não tem tanto tempo e preferem soluções mais rápidas e imediatas. Ao mesmo tempo, elas querem ter boas experiências.

Nesse contexto, as mensagens rápidas apresentam vários benefícios na sua estratégia. Conheça algumas das vantagens a seguir:

  • comunicação acessível;

  • facilita a relação com o consumidor;

  • mais agilidade;

  • qualidade no atendimento;

  • favorece os serviços;

  • melhora a imagem da marca;

  • evita frustrações por parte dos clientes;

  • resolução de dúvidas;

  • fidelização de consumidores;

  • mostra que a empresa está preparada para atender os usuários;

  • demonstra respeito com o consumidor.

Passo a passo para configurar mensagem automática no WhatsApp Business

O recurso de resposta automática já está incluso na versão de WhatsApp para Negócios. Todavia, é preciso configurar e ativar a ferramenta, mas isso é bem simples e aqui você pode acompanhar o passo a passo para começar a usar as mensagens rápidas

1. Crie uma conta comercial

Primeiramente, é essencial que a sua empresa utilize uma conta comercial no WhatsApp. 

O WhatsApp Business é gratuito e essa é a versão mais recomendada para qualquer empresa. São vários os benefícios que o seu negócio terá além de enviar mensagens rápidas, como ter um canal de comunicação exclusivo com o público, perfil comercial, análises de estatísticas e muitas outras vantagens.

Caso ainda não tenha a sua conta Business, profissionalize o seu canal de atendimento via WhatsApp com o aplicativo. Depois de instalar e fazer login com a conta da sua empresa, siga para o próximo passo. 

2. Edite as configurações da empresa

Abra o aplicativo e clique nos três pontos verticais que ficam no canto superior da tela. Após abrir a janela, vá para “configurações da empresa” e observe a área que está escrito “ferramentas de mensagem”. 

Dentro dessa janela estão três opções: “Mensagem de saudação”, “Mensagem de ausência” e “Respostas rápidas”. Então, é só escolher qual delas você quer editar e escrever o recado que será enviado quando alguém enviar mensagem.

3. Ative o recurso de resposta rápida

Depois de editar as mensagens, você precisa ativá-las. Sendo assim, você precisa clicar em cada uma delas (Mensagem de Saudação, Mensagem de Ausência e Respostas Rápidas) e arrastar o botão de ativação presente no canto superior direito.

4. Mensagens cadastradas

Vale lembrar que as mensagens cadastradas sempre podem ser editadas de acordo com o momento do seu negócio. 


Quais os cuidados na hora de escrever mensagens automáticas?

Antes de tudo, lembre-se que a linguagem deve ser conversacional, com um tom que pareça que é uma pessoa respondendo ao usuário. Essa é uma dica importante para mostrar a humanização da sua marca e melhorar a relação com os clientes.

Porém, também temos outras dicas para ajudar a criar mensagens automáticas mais eficientes no WhatsApp.

Pense no tom de voz da mensagem

Como a sua marca se comunica com o público? O tom de voz e a linguagem utilizada deve seguir o padrão que seus clientes já conhecem, pois a comunicação precisa ser familiar e próxima. Portanto, garanta que a mensagem automática seja adequada e que melhore a experiência no atendimento. 

Sempre dê todas as orientações

Pense no porquê de estar deixando aquela mensagem automática. É uma resposta para quando o cliente entra em contato fora do horário de funcionamento? Explique isso, apresente os dias e horários e diga que responderá assim que puder. Em qualquer outro caso, sempre dê as orientações para não deixar a pessoa perdida e sem saber o que fazer. 

Capriche no português

Esse é um dos erros graves e que compromete a comunicação. Por mais que possamos cometer falhas no dia a dia, não é de bom grado escrever suas mensagens com erros de português. 

Por isso, revise o texto mais de uma vez, se possível peça para outras pessoas lerem e opinarem sobre a gramática, ortografia e até mesmo se o que foi escrito está claro o suficiente para que os clientes entendam.

O uso de mensagem automática no WhatsApp pode ser de saudação de boas-vindas, de ausência, aviso de férias, pós-venda e outras mensagens de suporte e atendimento. O importante é que as respostas sejam entendíveis para o público e melhore a experiência de seus clientes. 

A sua empresa já adotou as mensagens rápidas no Whatsapp? Conte como tem sido essa experiência aqui nos comentários!

Comentário(s)


Endereço

Rua Ataliba de Barros, 182/1107
São Mateus - Juiz de Fora/MG

WhatsApp

(32) 98458-6909

Telefone

(32) 98458-6909

RD Station - Partners