Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Como criar um design de site profissional que se destaque da concorrência?
Como criar um design de site profissional que se destaque da concorrência?
09 maio 2023 /

Já citamos diversas vezes em nosso blog o quanto um design profissional influencia na decisão do usuário, inclusive é o primeiro ponto de um checklist que fizemos com quase 40 tópicos para avaliar a confiança de um site. Agora vamos detalhar um pouco mais sobre isso!

Criar um design de site profissional que se destaque da concorrência é uma tarefa desafiadora, mas há várias estratégias que você pode usar para tornar o seu site mais atraente e memorável. Aqui estão algumas dicas:

Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a criar o design do seu site, é importante entender quem é o seu público-alvo. Quais são as suas necessidades, desejos e preferências? O que eles esperam do seu site? Compreender essas informações ajudará você a criar um design que atenda às necessidades e expectativas do seu público-alvo.

Existem algumas técnicas simples que você pode usar para conhecer melhor o público-alvo da sua empresa e ajudar a criar um design diferenciado e focado nesse público, como por exemplo criar  uma persona do cliente. Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela inclui informações sobre a demografia, as necessidades e os desejos do seu público-alvo. Ao criar uma persona, você pode ter uma ideia clara de quem é o seu público-alvo e como criar um design que atenda às suas necessidades.

Outra análise simples que você mesmo pode fazer para ajudar a criar o público-alvo certo é verificar o site dos concorrentes. Analisar a concorrência pode ajudar a identificar tendências de design que funcionam bem para o seu público-alvo. Analise os sites dos seus concorrentes e procure por padrões de design que parecem agradar aos usuários. Em seguida, considere como você pode adotar essas tendências em seu próprio site, ao mesmo tempo em que adiciona sua própria personalidade e diferenciação.

Agora, uma das ações mais interessantes de fazer a fim de avaliar o design de um site é um teste de usabilidade. Testes de usabilidade podem ajudar a identificar problemas no design do seu site e também fornecer informações valiosas sobre as preferências do seu público-alvo.

Tem um teste bem simples que sempre realizamos aqui na Divera, em todos os designs de site que desenvolvemos, que é o teste de primeira impressão. Este teste consiste em mostrar o seu site para alguém e pedir que essa pessoa descreva a primeira impressão que teve do seu site. Observe o que essa pessoa disse sobre o design, a organização das informações e a aparência geral do site. Isso pode ajudar a identificar pontos de melhoria em seu design. Lembre-se de que a primeira impressão é muito importante para reter o interesse dos visitantes em seu site, por isso, é importante ter um design atraente e organizado. Afinal, a primeira impressão é a que fica! :)

Utilize uma paleta de cores única

A escolha de uma paleta de cores única pode ajudar o seu site a se destacar da concorrência. Escolha cores que reflitam a personalidade e os valores da sua marca, e use-as consistentemente em todo o seu site. As cores têm um impacto significativo na experiência do usuário e podem influenciar a forma como os visitantes do seu site se sentem e interagem com ele.

Destacamos aqui 3 pontos importantes a serem levantados sobre a utilização da paleta de cores no design do site:

  • Considere a personalidade da marca: As cores devem refletir a personalidade da sua marca. Pense em como você deseja que sua marca seja percebida e escolha as cores que reflitam esses valores. Por exemplo, se sua marca é jovem e moderna, pode ser apropriado usar cores vibrantes e ousadas. Se a sua marca é mais tradicional, cores mais sóbrias e clássicas podem ser mais apropriadas.
  • Use a psicologia das cores: As cores têm um impacto psicológico nas pessoas e podem afetar a forma como elas se sentem em relação ao seu site. Por exemplo, o azul é frequentemente associado à confiança e à estabilidade, enquanto o vermelho pode ser visto como emocionante e energizante. Considere as emoções que deseja que os visitantes do seu site sintam e escolha as cores que reflitam essas emoções.
  • Considere a acessibilidade: É importante escolher cores que sejam acessíveis para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais. Certifique-se de que haja contraste suficiente entre as cores usadas para tornar o conteúdo do seu site legível para todos os usuários. Ferramentas online, como o "Contrast Checker" do WebAIM, podem ajudar a verificar se as suas combinações de cores possuem contraste suficiente.

Use imagens e gráficos de alta qualidade

Usar imagens e gráficos de alta qualidade em um site é importante porque eles podem ajudar a melhorar a experiência do usuário, transmitir a mensagem correta e criar uma aparência profissional e atraente para o site.

Sobre uso de fotos de banco de imagens: é geralmente preferível usar imagens próprias, sempre que possível. Isso ocorre porque as imagens de banco de fotos podem parecer genéricas e sem personalidade, e podem ser usadas em muitos outros sites. Por outro lado, as imagens próprias podem ajudar a transmitir a personalidade e a identidade da marca e podem ser únicas para o seu site.

Usar ou não fotos de banco de imagens vai depender muito também do seu segmento. Se a ideia é transmitir credibilidade atrelada ao nome de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, é importante mostrá-las, colocar o rosto delas e “dar voz” a essas pessoas. No entanto, se você não tiver recursos ou não puder contratar um fotógrafo profissional para produzir as suas próprias imagens, os bancos de fotos podem ser uma opção útil. Nesse caso, escolha imagens de alta qualidade e evite as mais óbvias e genéricas, a fim de criar um site que seja mais autêntico e único possível. Nessas horas é muito importante contar com uma agência de marketing preparada para isso.

Adicione elementos interativos

Elementos interativos, como animações, vídeos e scripts, podem tornar o seu site mais atraente e envolvente para o usuário de diversas formas:

  • Aumenta o engajamento dos usuários: Elementos interativos como quizzes, jogos e animações podem aumentar o engajamento dos usuários com o site. Segundo a HubSpot, o uso de quizzes pode gerar até 2x mais conversões e 40% mais compartilhamentos em redes sociais do que outras formas de conteúdo.
  • Melhora a experiência do usuário: Elementos interativos como vídeos, por exemplo, podem ajudar a criar uma experiência mais envolvente e personalizada para os usuários. Segundo a Adobe, 38% dos usuários deixarão de interagir com um site se o layout e o design não forem atraentes.
  • Maior retenção de informações: Elementos interativos podem ajudar os usuários a reter informações de forma mais efetiva. Segundo a TechSmith, 65% das pessoas são aprendizes visuais, e 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.

No entanto, é importante ter cuidado para não sobrecarregar o site com elementos interativos, principalmente scripts que às vezes são muito pesados. O excesso de elementos pode deixar o site lento, o que prejudica a experiência do usuário e afeta negativamente o desempenho do site nos motores de busca. Além disso, a utilização de muitos elementos pode distrair o usuário e desviar a atenção do objetivo principal do site.

É importante testar o desempenho do site regularmente e monitorar o tempo de carregamento das páginas para garantir que ele esteja otimizado para a melhor experiência possível do usuário.

Otimize para dispositivos móveis

Esse nem precisava falar né!

Hoje, grande parte das visitas em sites acontece por meio de dispositivos móveis, por isso é importante ter um site que seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de tela. Aqui na Divera por exemplo, criamos sites utilizando a metodologia mobile-first, específica para sites responsivos. Sites que não são responsivos podem prejudicar a experiência do usuário e afastar visitantes.

Priorize a usabilidade

Não importa o quão atraente seja o seu site, se ele não for fácil de usar, os visitantes provavelmente irão abandoná-lo. Portanto, certifique-se de que o seu site seja fácil de navegar e que as informações estejam claramente organizadas.

Mas afinal, o que é um site fácil de navegar?

Para criar um site fácil de navegar e oferecer uma experiência positiva para o usuário, é importante seguir algumas práticas de usabilidade. Essas práticas incluem manter o design claro e organizado, com hierarquia visual clara e títulos e subtítulos que orientem o usuário. É importante também manter a navegação consistente em todas as páginas do site, com um menu de navegação simples e botões de call-to-action claros e distintos que orientem o usuário sobre as ações que podem tomar no site.

Além disso, é importante fornecer uma barra de pesquisa no site para que o usuário possa encontrar rapidamente o que está procurando. O site deve ser responsivo e se adaptar a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets (como já falamos acima). Por fim, realizar testes de usabilidade com usuários reais é fundamental para entender como eles interagem com o site e identificar possíveis problemas na navegação (volte para a primeira casinha, quer dizer, ao primeiro tópico sobre público-alvo). Ao seguir essas práticas de usabilidade, é possível criar um site fácil de navegar que ofereça uma boa experiência do usuário.

Em resumo, criar um design de site profissional que se destaque da concorrência e ajude a sua marca a se destacar online requer uma série de práticas que vão desde a definição do público-alvo até a criação de um site fácil de navegar.Lembre-se sempre de que o usuário é o centro de todo o processo e que a sua satisfação deve ser a principal preocupação na hora de criar um design de site diferenciado e de qualidade.

Comentário(s)


Endereço

Rua Ataliba de Barros, 182/1107
São Mateus - Juiz de Fora/MG

WhatsApp

(32) 98458-6909

Telefone

(32) 98458-6909

RD Station - Partners