Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Site não seguro, como resolver?
Site não seguro, como resolver?
29 abril 2023 /

Entenda porque seu site aparece como não seguro

Quando o seu site aparece com a mensagem "site não seguro", isso geralmente significa que a conexão entre o navegador do usuário e o seu site não está criptografada, ou seja, o site está sem HTTPS, que é o protocolo que utiliza do Certificado de Segurança SSL para fazer essa criptografia.

"Palma palma, não priemos cânico". Vamos te explicar direitinho!

Mensagem de site não seguro no Firefox.

Mensagem de site não seguro no Chrome (está em inglês, mas confia!)

Quando você acessa um site, seus dados pessoais, como CPF, endereço e ainda senhas e informações de pagamento, são transmitidos pela internet para o servidor do site. A criptografia é importante porque protege esses dados de possíveis interceptações e roubo por hackers ou criminosos cibernéticos. O certificado SSL é o responsável por fornecer essa criptografia, tornando os seus dados ilegíveis para qualquer um que tente interceptá-los. Isso garante que suas informações pessoais estejam seguras e protegidas enquanto você usa o site. Portanto, ao acessar um site que tem um certificado SSL, você pode ter mais confiança de que suas informações pessoais estão protegidas.

Como saber se um site tem SSL?

Um site com o certificado de segurança instalado tem o endereço iniciado por HTTPS, como nosso site da Divera, com um símbolo de um cadeado indicando essa camada de segurança, o SSL, que faz a criptografia.

Desde 2018 todos os sites sem HTTPS exibem essa mensagem de site não seguro, como já explicamos numa publicação anterior. Se quiser ficar mais por dentro, leia quando sites sem HTTPS começaram a ser marcados como não seguros pelo Google Chrome.

Explicando em miúdos e sendo mais claro, essa mensagem de “site não seguro” pode acontecer por várias razões:

Falta de certificado SSL: Um certificado SSL é um certificado de segurança que faz a criptografia da comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do seu site. Se o seu site não tiver um certificado SSL, o navegador exibirá a mensagem "site não seguro". O certificado SSL é a letra S no final do HTTPS.

Certificado SSL expirado: Se o certificado SSL do seu site expirou, o navegador exibirá uma mensagem de "site não seguro". Certifique-se de renovar seu certificado SSL regularmente para evitar essa situação. Essa renovação geralmente é feita pelo servidor de hospedagem, se tudo tiver sido configurado corretamente pela empresa que desenvolveu o site da sua empresa. É possível automatizar essa renovação também, se precisar, chama a gente que ajudamos!

Conteúdo não seguro: Se o seu site inclui conteúdo não seguro, como imagens, scripts ou links que não são criptografados, isso pode levar a uma mensagem de "site não seguro". O seu site até pode ter o HTTPS instalado corretamente mas é considerado site inseguro porque esses componentes não estão sendo acessados com o protocolo HTTPS.

Problemas de configuração do servidor: Se houver problemas de configuração do servidor, como uma configuração incorreta do SSL, isso pode levar a uma mensagem de "site não seguro".

Nesses casos, quando é algum problema de configuração no servidor, a mensagem é ainda mais crítica porque o usuário é totalmente impedido de acessar o site e a mensagem aparece em toda a tela.

Quem quer entrar em site não seguro? Imagina a credibilidade de sua empresa indo pro ralo!?

É importante lembrar que a mensagem "site não seguro" pode afetar negativamente a confiança dos usuários em relação ao seu site e à sua empresa. Imagina o impacto que essa mensagem pode causar ao aparecer para um possível cliente que acessa seu site em busca de informações sobre você e sua empresa? Certifique-se de que seu site tenha um certificado SSL válido e atualizado e que todo o conteúdo seja criptografado para garantir a segurança dos usuários.

Por que é importante adquirir um SSL para seu site?

Um certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer) e uma conexão criptografada são importantes para garantir que a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do seu site seja segura e para que o seu cliente se sinto protegido ao acessá-lo.

Aqui estão alguns motivos pelos quais o SSL e a criptografia são importantes:

Proteção de dados: A criptografia protege as informações sensíveis que são transmitidas entre o navegador do usuário e o servidor do seu site, como senhas, informações de pagamento e outras informações pessoais.

Confiança do usuário: Quando os usuários veem que um site tem um certificado SSL e uma conexão criptografada, eles se sentem mais confiantes em compartilhar informações pessoais e fazer transações no site.

SEO: Os sites que têm um certificado SSL e uma conexão criptografada tendem a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, isso já desde 2014. Isso pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site.

Conformidade com regulamentações: Alguns regulamentos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), exigem que os sites protejam as informações pessoais dos usuários com a criptografia. Ter um certificado SSL e uma conexão criptografada pode ajudar a garantir a conformidade com esses regulamentos.

Qual certificado SSL instalar no seu site?

Existem vários tipos de certificados SSL disponíveis no mercado, e a escolha do certificado depende das suas necessidades e do tipo de site que você possui. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de certificados SSL:

Certificado SSL de domínio único: Esse tipo de certificado é emitido para proteger apenas um nome de domínio, como "www.seusite.com". É adequado para proprietários de sites que possuem apenas um domínio.

Certificado SSL de Wildcard: Esse tipo de certificado é emitido para proteger um domínio e todos os seus subdomínios, como "www.seusite.com" e "loja.seusite.com". É adequado para proprietários de sites que possuem vários subdomínios.

Certificado SSL de validação estendida (EV SSL): Esse tipo de certificado oferece o mais alto nível de segurança e validação de identidade, mostrando a barra de endereço verde no navegador. É adequado para proprietários de sites que processam informações confidenciais do cliente, como informações de pagamento.

Certificado SSL de validação organizacional (OV SSL): Esse tipo de certificado oferece uma validação de identidade intermediária e é adequado para proprietários de sites que desejam mostrar que são uma organização legítima e confiável.

A escolha do certificado SSL dependerá das suas necessidades e do tipo de site que você possui. Se você possui um site de comércio eletrônico, por exemplo, pode ser necessário um certificado EV SSL para garantir a confiança dos clientes e proteger as informações de pagamento, porém, como na maioria das vezes a transação é feita por um gateway de pagamento (como PagSeguro, Mercado Pago, Pagar.me, VINDI, etc), o próprio gateway já possui os certificados necessários para a realização da transação de forma segura. É recomendável pesquisar e comparar os diferentes tipos de certificados SSL antes de decidir qual é o mais adequado para o seu site.

Como instalar o certificado SSL?

De certa forma, esse não é um problema simples de resolver para pessoas leigas na área de tecnologia. Geralmente o certificado SSL é adquirido diretamente no servidor de hospedagem do seu site e é um processo feito pela empresa de desenvolvimento web e, como existem diversos tipos de certificados diferentes para aplicações diferentes, é aconselhável que esse processo seja feito junto a algum técnico. Sugerimos de 2 formas:

  • Entre em contato com a empresa que desenvolveu seu site. Se não tiver a quem chamar, pode chamar a gente que resolvemos.
  • Outra solução seria entrar em contato com o serviço de hospedagem do seu site e abrir um chamado ou conversar com algum atendente pelo chat. Geralmente é um problema comum e que eles estão preparados para resolver, caso você prefira agir sozinho.

Em resumo, tem um site com HTTPS usando um certificado SSL e uma conexão criptografada são importantes para proteger os dados dos usuários, aumentar a confiança dos usuários em seu site, melhorar a classificação nos resultados de pesquisa e garantir a conformidade com regulamentações de privacidade.

Comentário(s)


Endereço

Rua Ataliba de Barros, 182/1107
São Mateus - Juiz de Fora/MG

WhatsApp

(32) 98458-6909

Telefone

(32) 98458-6909

RD Station - Partners