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5 funções do WhatsApp Business para usar no marketing da sua empresa
5 funções do WhatsApp Business para usar no marketing da sua empresa
23 fevereiro 2023 /

A versão comercial de um dos mensageiros mais populares do planeta caiu no gosto da maioria das empresas. As funções do Whatsapp Business beneficiam as ações de marketing e vendas, contribuindo para os resultados do negócio.

O aplicativo conta com 2 bilhões de usuários em todo o planeta, sendo que no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas que se comunicam pelo canal. Com isso, incorporar o WhatsApp como ferramenta corporativa é uma boa estratégia de atendimento. 

Neste post falamos da importância de diversificar os canais de atendimento para estreitar o relacionamento com o público. Continue lendo e veja 5 funcionalidades do WhatsApp Business, bem como os benefícios de uso nas estratégias de marketing!

A importância de ter mais canais para atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes na construção de uma relação de confiança. Para oferecer uma experiência diferenciada, é preciso diversificar os canais e ter ferramentas com funcionalidades otimizadas.

A transformação digital mudou o comportamento do consumidor, que passou a se comunicar online com maior frequência. Embora a central telefônica ainda seja eficiente, é preciso modernizar o atendimento com o uso de soluções como chat integrado ao site e WhatsApp.

Os recursos do WhatsApp Business, quando explorados corretamente, ajudam a estreitar o relacionamento com os clientes. O aplicativo agrega valor ao facilitar a interação, considerando a praticidade e instantaneidade da troca de informações.

Com o WhatsApp Business integrado a outros canais, os setores que precisam lidar com os clientes no dia a dia serão mais ágeis. É essencial que áreas como marketing, vendas, suporte ou pós-vendas estejam prontas a atender o cliente em todas as suas necessidades e a partir de um canal de interação eficiente.

5 funções do WhatsApp Business que podem impulsionar suas vendas

O departamento de marketing tem um papel crucial no planejamento das estratégias de vendas. No caso do WhatsApp Business, a conta comercial deve ser atrativa e oferecer funcionalidades otimizadas que facilitem a interação com os mais variados perfis de público.

Separamos 5 recursos disponíveis no WhatsApp Business que podem ser úteis para as estratégias de marketing da empresa!

1. Catálogo de produtos

Essa é uma função que permite divulgar bem a empresa facilitando o compartilhamento dos detalhes sobre os produtos e serviços oferecidos. Nela é possível cadastrar cada item detalhado, com descrição, fotos e preços.

Sempre que o cliente quiser conferir os produtos da sua empresa fará uma busca no perfil do WhatsApp. Ainda dentro dessa funcionalidade, durante o diálogo com o consumidor ou cliente os dados de cada produto podem ser enviados para ajudar na decisão de compra.

2. Etiquetas

As conversas entre público e empresa podem ser etiquetadas em ficheiros coloridos. Dessa forma será fácil buscar e encontrar os clientes que foram separados por temas, assuntos ou demandas.

O recurso do WhatsApp Business permite organizar as etiquetas de acordo com cada tipo de negócio como, por exemplo:

  • clientes novos;

  • pendentes de liberação;

  • pagamento efetivado;

  • pagamento pendente;

  • serviço em andamento;

  • serviços concluídos.

3. Mensagens automáticas de saudação e ausência

A sensação de espera ou não atendimento pode causar um impacto negativo e fazer com que o cliente busque outra empresa. Mesmo não sendo possível atender no momento, o WhatsApp mantém a interação com o público por meio das mensagens automáticas.

Uma saudação de boas-vindas mostra o quanto a empresa está feliz em poder atender quem entra em contato. Assim também é a mensagem que justifica a ausência, com feedback sobre horário de atendimento ou disponibilidade da equipe para continuidade da conversa.

4. Respostas rápidas

Mais um excelente recurso do WhatsApp para agilizar a conversa com o cliente e tornar a comunicação mais dinâmica e fluida. Manter essa opção ativada facilita a definição de atalhos e ajuda a completar palavras ou frases durante a digitação.

Além disso, usar no chat algumas respostas previamente prontas, baseadas nas principais interações e demandas dos clientes, permite respostas mais imediatas. São aquelas respostas padrão a todos os clientes como de agradecimento, orientações, informações, entre outras.

5. Estatísticas de mensagens de acesso

Um marketing funcional e estratégico depende dos indicadores e métricas para mensurar o resultado das ações implementadas. Logo, um dos recursos essenciais do WhatsApp Business é poder fazer estatística sobre as atividades da ferramenta.

Para entender a efetividade das estratégias implementadas o aplicativo fornece dados e números importantes, como:

  • mensagens entregues;

  • mensagens lidas;

  • mensagens respondidas.

O acesso a essas informações permite tanto aprimorar e manter o que está dando certo quanto identificar e corrigir o que não apresentou um desempenho favorável e esperado, conforme o planejamento do marketing dentro de uma cultura Data Driven.

Benefícios de integração do WhatsApp à estratégia da empresa

Considerando a popularidade do WhatsApp e as facilidades de uso pelo público, de modo geral, sua integração às atividades empresariais com foco nas estratégias de vendas traz benefícios. Veja algumas vantagens de incorporar a versão Business!

Maior proximidade do cliente

Como o WhatsApp é um mensageiro de respostas instantâneas, a comunicação com o cliente será mais próxima e humanizada, apesar de ser realizada por meio digital. Isso acontece porque o contato pelo aplicativo elimina as operações burocráticas de transferência a outros setores e espera para ser atendido, por exemplo.

Atendimento ágil

De um jeito fácil e descomplicado, o WhatsApp impõe um ritmo natural e acelerado ao atendimento sem atropelar o teor e importância das conversas. A interação é focada na resolução de problemas, tornando o processo mais objetivo e ágil.

Possibilidade de chatbot e autoatendimento

Se a empresa tiver recursos disponíveis, pode investir em uma solução multicanal e implementar alternativas de autoatendimento e chatbot. Assim, a comunicação será ainda melhor e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando mais autonomia aos clientes.

Redução de custos

O WhatsApp é uma ferramenta muito eficiente e barata, proporcionando uma redução de custos significativa para a empresa: graças às automatizações do aplicativo, boa parte das demandas de atendimento podem ser solucionadas sem a necessidade de interação com um agente humano, liberando a equipe para os atendimentos mais pontuais e rentáveis.

Monitoramento da performance da equipe

Os relatórios que o WhatsApp Business fornece permitem o levantamento do desempenho da equipe de vendas, suporte e pós-venda – individual e coletivo – por meio dos indicadores de atendimento.

Como você pode ver, as funções do WhatsApp Business podem ajudar a reduzir ou até mesmo acabar com as longas esperas. As respostas automáticas, o catálogo disponível e as interações ágeis são ingredientes para atrair e fidelizar o consumidor 5.0, cada vez mais exigente, tecnológico e digital.

Gostou do post? Que tal aproveitar e conferir mais um conteúdo sobre o tema, dessa vez de como configurar o WhatsApp para envio de mensagem automática!

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